
O ator vencedor do Oscar, Gene Hackman, provavelmente morreu devido a uma combinação de pressão alta e uma grave doença cardíaca, enquanto sua esposa, Betsy Arakawa, faleceu em decorrência de um vírus transmitido por roedores, informaram autoridades na sexta-feira (7).
As investigações apontam que Hackman, de 95 anos, e Arakawa, de 65, faleceram dias antes de seus corpos serem encontrados em sua casa em Santa Fe, Novo México, nos EUA, no dia 26 de fevereiro. Segundo as autoridades, Arakawa teria morrido em 11 de fevereiro devido à síndrome pulmonar por hantavírus, uma infecção que atinge os pulmões. Hackman faleceu cerca de uma semana depois, em 18 de fevereiro.
Heather Jarrell, médica legista-chefe do Novo México, afirmou que Hackman sofria de Alzheimer em estágio avançado e pode não ter percebido que sua esposa havia falecido. A doença, que afeta a memória e a cognição, foi considerada um fator significativo para sua morte.
A divulgação das informações esclareceu questionamentos que surgiram desde a descoberta dos corpos do casal. A autópsia de Hackman revelou uma grave doença cardíaca, com evidências de infartos prévios e pressão alta crônica. Ele testou negativo para hantavírus e não apresentava sinais da doença.
O xerife do condado de Santa Fe, Adan Mendoza, informou que o marca-passo de Hackman registrou sua última atividade cardíaca em 17 de fevereiro, mas na sexta-feira as autoridades revelaram que o dispositivo indicou atividade anormal no dia seguinte, sugerindo o momento exato de sua morte.
As autoridades também detalharam os últimos dias de Arakawa. Em 9 de fevereiro, ela buscou o cachorro do casal, Zinna, no veterinário após um procedimento. Dois dias depois, enviou um e-mail para um massagista pela manhã e saiu para fazer compras.
Imagens de segurança mostraram que ela passou por um supermercado, uma farmácia e uma loja de alimentos para pets antes de retornar para casa por volta das 17h15. No entanto, a falta de respostas a novos e-mails no dia 11 de fevereiro levou os investigadores a concluírem que ela faleceu naquele dia.

O hantavírus, transmitido pelo contato com fezes, urina e saliva de roedores, é raro no Novo México, com uma média de um a sete casos por ano. Os infectados apresentam sintomas semelhantes aos da gripe nos primeiros dias, mas rapidamente desenvolvem acúmulo de líquido nos pulmões, levando à morte em um curto período. Nos Estados Unidos, a doença não é transmissível entre humanos.
Os corpos do casal foram encontrados por um funcionário encarregado da manutenção da casa, que estranhou a falta de resposta ao chegar ao local. A segurança do condomínio fez uma vistoria e avistou os corpos pelo vidro da casa, acionando a polícia.
Segundo o relatório oficial, Arakawa estava caída no banheiro, próxima a um aquecedor portátil, e ao lado de um frasco de remédio para tireoide, que ela aparentemente tomava corretamente. Hackman foi encontrado no vestíbulo, próximo a sua bengala e um par de óculos de sol. Ambos estavam vestidos, e os sinais de decomposição indicavam que haviam morrido há dias.
No banheiro, os investigadores também encontraram um cachorro morto dentro de um armário, a cerca de três metros do corpo de Arakawa. Outros dois cães foram localizados vivos — um ao lado dela e outro do lado de fora da casa. Apesar de não haver indícios de arrombamento ou crime, as circunstâncias das mortes exigiram uma investigação detalhada.
Os exames também descartaram intoxicação por monóxido de carbono, embora uma pequena fuga de gás tenha sido identificada em um dos fogões da casa. A causa da morte do cachorro ainda está sendo investigada, mas, segundo o xerife Mendoza, o caso está praticamente encerrado.
Hackman e Arakawa, pianista clássica, viviam juntos há décadas em Santa Fe, uma cidade conhecida por sua cena artística. Eles se casaram em 1991, cinco anos após o ator se divorciar de sua primeira esposa, Filipa “Faye” Maltese, com quem teve três filhos.