Trump suspende tarifas contra o México até 2 de abril

Donald Trump recuou nesta quinta-feira 6 em sua ofensiva comercial contra o México, ao anunciar que isenta de tarifas os produtos desse país incluídos no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (T-MEC) até 2 de abril.

“O México não terá de pagar tarifas sobre nada que esteja incluído no acordo T-MEC até 2 de abril”, escreveu o presidente dos Estados Unidos em sua rede Truth Social. Ele afirma ter tomado essa decisão por “consideração à presidente [Claudia] Sheinbaum“, com quem conversou por telefone.

“Nossa relação tem sido muito boa e estamos trabalhando duro, juntos, na fronteira, tanto no que se refere a impedir que migrantes ilegais entrem nos Estados Unidos como também a deter o fentanil”, declarou.

“Obrigado à presidente Sheinbaum por seu árduo trabalho e cooperação!”, escreveu o magnata republicano, que já a havia qualificado publicamente como uma mulher “maravilhosa”.

Trump impôs tarifas alfandegárias de 25% sobre os produtos canadenses e mexicanos, exceto os hidrocarbonetos do Canadá, aos quais aplica 10%, com o objetivo declarado de obrigar os vizinhos a se esforçarem mais na luta contra o tráfico de fentanil e a migração ilegal.

Ottawa anunciou tarifas de retaliação sobre certos produtos americanos e garantiu que a lista aumentaria com o tempo, mas o México demorou a contra-atacar. A presidente afirmou que, na ausência de um acordo, anunciaria medidas no domingo. Uma estratégia que parece ter dado resultado.

Artigo Anterior

Donald Trump ameaça palestinos em Gaza com morte em impressionante postagem nas redes sociais

Próximo Artigo

Exército da Coreia do Sul lança bombas contra cidade acidentalmente

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!