Governo anuncia que Terra Yanomami está livre do garimpo e do desmatamento

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou o desmatamento zero e a contenção da invasão de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, localizada no Amazonas e Roraima. Para alcançar o feito, em 2024, a pasta diz que foram dois anos de esforços coordenados de 33 órgãos federais.

Uma situação oposta ao que foi deixado pelo governo de Jair Bolsonaro quando a morte e desnutrição de indígenas aumentou 331% nos quatro anos, segundo dados da BBC.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2019 e 2022, 177 indígenas do povo yanomami morreram por algum tipo de desnutrição.

Leia mais: Governo Lula já reduziu 91% dos garimpos na terra yanomami

Entre 2023 e 2024, o governo diz que promoveu 3.536 operações de segurança para desintrusão, incluindo 633 ações de fiscalização do Ibama, que resultaram na aplicação de R$ 69,1 milhões em multas e geraram 211 autos de infração.

“Agentes atuaram na apreensão de 418 equipamentos, veículos e suprimentos usados no garimpo – e, ainda, na destruição/inutilização de 320 acampamentos, veículos e maquinários e no embargo de 88 áreas, totalizando 566 hectares”, diz o balanço.

Recursos

A pasta informa que a gravidade da situação fez com que o governo federal liberasse R$ 1,7 bilhão em créditos extraordinários. O trabalho foi reforçado com a implantação da Casa de Governo, em Boa Vista.

A estrutura federal foi inaugurada em fevereiro de 2024, quando passou a centralizar operações de retirada de invasores da terra indígena, consolidando a primeira política permanente na região.

Além de combater o garimpo ilegal e atuar na preservação do o meio ambiente, as iniciativas reduziram em 91% a presença de consolidados e contribuíram para a queda de 68% dos óbitos por desnutrição no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Artigo Anterior

Hospital inicia procedimento para confirmar morte encefálica de jogador do Bragantino

Próximo Artigo

Suprema Corte dos EUA barra congelamento de ajuda internacional promovido por Trump

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!