Senadores celebram vitória de “Ainda Estou Aqui”

A história do cinema nacional ganhou um novo e emocionante capítulo na noite desse domingo (2/3): na categoria Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” conquistou o primeiro Oscar para o Brasil. Em todo o país, milhares de pessoas celebraram o feito – assim como os senadores e senadoras do PT no Senado.

Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Aqui” disputou o troféu com “A garota da agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A semente do fruto sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia).

O longa conta a história real de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres (além da participação de Fernanda Montenegro), advogada e ativista que passou 40 anos procurando a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). O ex-deputado federal foi torturado e assassinado pela ditadura militar.

Durante o discurso de premiação, Walter Salles fez questão de homenagear Eunice. “Isso [o Oscar] vai para uma mulher que, depois de uma perda tão grande no regime tão autoritário, decidiu não se dobrar e resistir”, disse o diretor.

Leia mais: “Ainda estamos aqui cheios de orgulho”: senadores exaltam obra indicada ao Oscar

Nas redes sociais, os senadores do PT celebraram – e muito – a conquista do reconhecimento internacional.

Para o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), essa vitória não é apenas um troféu, mas o reconhecimento global do talento, da sensibilidade e da força do audiovisual brasileiro. “É a prova de que nossas histórias merecem e precisam ser vistas, ouvidas e celebradas”, disse.

Para a senadora Augusta Brito (PT-CE), este é um momento histórico para o cinema nacional. “Nossos parabéns ao diretor Walter Salles e a todos os envolvidos!”, comemorou.

O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), fez questão de exaltar a obra e sua representatividade.

“Sou um democrata obsessivo e apaixonado pela nossa cultura. Ver a história de Eunice e Rubens Paiva emocionar o mundo e nos reconectar ao cinema nacional mostra o quão é importante lembrar do que não pode ser esquecido”, disse.

Na mesma linha, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância da vitória da obra e o simbolismo da história retratada. “Vida e democracia: é disso que o nosso povo precisa. Nossa história, nossa arte e nossa brasilidade são motivos de orgulho”, afirmou.

Além de melhor filme internacional, o filme concorreu em outras duas categorias no Oscar: melhor atriz (Fernanda Torres) e melhor filme.

A película é um sucesso de crítica e público – já é a quinta maior bilheteria na história do cinema nacional. O filme levou mais de 5 milhões de espectadores às salas de cinema no país. Só no Brasil, já arrecadou mais de R$ 104 milhões em bilheteria. Apesar de não haver números oficiais, a estimativa é que no exterior os números sejam ainda melhores: R$ 160,5 milhões, segundo a plataforma privada Box Office Mojo, considerada referência em projeções de bilheteria no mundo.

Em vídeo divulgado no Instagram, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), comemorou bastante entusiasmado – aos pulos! – o grande feito brasileiro.

“É um sentimento indescritível. Ser brasileiro, no dia de hoje, tá com um gostinho diferente”, destacou.

Já os senadores Fabiano Contarato (PT-ES) e Teresa Leitão (PT-PE) ressaltaram que o Brasil foi muito bem representado nesta importante vitória – especialmente daqueles que rejeitam o autoritarismo.

“Fernanda gigante”

A torcida também foi enorme pela vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz. Mesmo sem a estatueta, o Brasil aplaudiu a grande atuação de Torres, que já venceu este ano o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz de filme de drama.

Entre os que destacaram o feito da nossa gigante, está o senador Humberto Costa (PT-PE).

Leia mais: Senadores do PT destacam importância histórica do Globo de Ouro da Fernanda Torres

Artigo Anterior

Energia eólica offshore impulsiona reindustrialização do Brasil

Próximo Artigo

Há 50 anos, Alcione lançava seu 1º disco com a clássica ‘Não Deixa o Samba Morrer’

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!