Nesta quinta-feira (27), o National Endowment for Democracy (NED), uma fachada da Agência Central de Inteligência (CIA), anunciou em seu portal na internet que “atualmente não consegue acessar seus fundos apropriados pelo Congresso”.

Segundo a ONG, 95% de seu financiamento é apropriado pelo Congresso norte-americano, um fundo “que sustenta quase todas as suas doações e operações”, isto é, a promoção de golpes de Estado contra países oprimidos de todo o mundo. 

Embora no anúncio, a organização afirme que esse fundo apropriado pelo Congresso não é considerado assistência estrangeira (e, portanto, não estaria sujeito à recente ordem executiva de Donald Trump), ela afirmou também que “pela primeira vez na história de quatro décadas da organização, ela não conseguiu cumprir com suas obrigações e foi forçada a suspender o suporte a quase 2.000 parceiros em todo o mundo”.

Em sua nota, a organização também fala um pouco sobre sua atividade desestabilizadora e golpista: “A NED é uma das organizações mais eficientes em seu campo, direcionando 83 centavos de cada dólar para esforços de base que combatem a corrupção, promovem o governo aberto e defendem o estado de direito.

Em 20 de janeiro de 2025, no dia em que assumiu seu segundo mandato, Donald Trump assinou a Ordem Executiva 14.169, ordem para “Reavaliação e Realinhamento da Ajuda Externa dos Estados Unidos”. Quatro dias depois, o Departamento de Estado dos EUA suspendeu todos os programas de “ajuda externa” existentes, com exceção da ajuda alimentar e militar a “Israel” e Egito. Além do NED, outra ONG imperialista atingida foi o USAID, igualmente promotor de golpes de Estado em todo o mundo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/02/2025