O deputado federal (SP) e secretário nacional de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, participou nesta quinta-feira (27), ao lado do presidente Lula, da cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel que ligará Santos a Guarujá.
Com custo estimado de R$ 6 bilhões de reais, o túnel terá 1,5 quilômetros, com 870 metros submersos, o primeiro desse tipo no país. Por ele, circularão carros, motos, caminhões, bicicletas e pedestres, em três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável para receber o veículo leve sobre trilhos (VLT).
“A ideia da construção desse túnel já tem quase 100 anos. Ele será de grande importância para a mobilidade e economia das cidades de Santos, Guarujá e região. Lula tem um histórico do lançamento de grandes obras de infraestrutura que auxiliam no desenvolvimento do estado de São Paulo”, afirmou Tatto, ressaltando a relevância na iniciativa para a região.
Leia mais: Governo Lula lança edital para construção do Túnel Santos-Guarujá
Instituto Federal do Guarujá
No mesmo evento, Lula anunciou a construção de um Instituto Federal no Guarujá, uma grande demanda do município. “Ouvi o pessoal lá atrás gritar pra criar o Instituto do Guarujá. Pois eu vou dizer aqui: nós vamos fazer. Quem faz 100, faz 101″, declarou o presidente da República.
Logo em seguida, Jilmar Tatto publicou um vídeo em suas redes sociais, celebrando o comunicado. “Quero dizer pra vocês que o presidente acabou de anunciar o Instituto Federal do Guarujá. Eu falei pro presidente Lula que a prefeitura ia arrumar um terreno e que eu já tinha feito a audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana. E o Lula falou que vai fazer o Instituto Federal do Guarujá!”.
Leia mais: Comunicação do PT: Jilmar Tatto faz balanço positivo de 2024 e defende expandir ações
Da Redação