Emmanuel Macron, presidente da França – Foto: Reprodução

Junho terminou com notícias ruins para a democracia e para as esquerdas. A extrema direita venceu as eleições parlamentares na França, o que significa o fortalecimento da autoestima do fascismo em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Os democratas não podem se livrar de Joe Biden para escolher outro candidato e enfrentar Donald Trump em igualdade de condições, mesmo que Biden seja incapaz de atravessar a rua sozinho.

Depois da tentativa de golpe, o que prevalece na política boliviana é o racha no MAS (Movimento ao Socialismo) com a guerra entre Evo Morales e Luis Arce, com acusações que usam o mesmo padrão da linguagem da extrema direita.

Na Argentina, apesar de desmoralizar os governadores e arrochar as províncias, de mandar prender manifestantes, de humilhar o Congresso e de aumentar pobreza e miséria, Javier Milei ainda tem o apoio de quase metade da população.

No Brasil, a extrema direita impune fortalece a certeza de que não será alcançada pelo sistema de Justiça, enquanto o ativismo bolsonarista volta a atuar com força nas redes sociais e no Congresso.

Uma das poucas notícias boas de junho foi a eleição de Claudia Sheinbaum no México. Por perto, a única notícia favorável às esquerdas é a de que a Frente Ampla de José Mujica pode voltar ao poder no Uruguai.

As prévias dos partidos para a eleição de 27 de outubro foram realizadas nesse domingo, e dois candidatos disputavam a preferência na Frente, Yamandú Orsi, ex-prefeito de Canelones, e Carolina Cosse, prefeita de Montevidéu.

É um consolo, mas é o que nos resta. Torcer para que as esquerdas voltem a governar o Uruguai, enquanto o centro desaparece no mundo todo. E sem o centro não há democracia.

————————————————————————————–

PORTA DE CADEIA
O chefe da Americanas deveria ter contratado os advogados do chefe dos muambeiros.

—————————————————————————————

MENOS
A tentativa de golpe e a guerra entre Evo Morales e Luis Arce provam, pelo que acontece na Bolívia, que muitas vezes as esquerdas superestimam a tal guerra híbrida.

——————————————————————————————

VAIAS
Eduardo Cunha, que parecia um urubu avariado, foi vaiado num culto da Assembleia de Deus no Rio. Chegará o dia das vaias para Arthur Lira?

Originalmente publicado em Blog do Moisés Mendes

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024