O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, organizaram uma missa especial para rezar pela recuperação do Papa Francisco, que esteve internado por doze dias devido a uma pneumonia bilateral. A cerimônia foi realizada no fim desta tarde desta quarta-feira (26), no Palácio da Alvorada, e contou com a presença de autoridades e líderes religiosos.
Missa no Palácio da Alvorada
A celebração foi coordenada por Gilberto Carvalho, ex-secretário-geral da Presidência no primeiro mandato de Lula e amigo próximo do presidente. Três padres jesuíticos conduziram a missa, que também teve a participação de Dom Raymundo Damasceno, cardeal e arcebispo emérito de Aparecida.
Em nota, o Planalto destacou o “imenso carinho, respeito e admiração” de Lula e Janja pelo pontífice. Durante a celebração, foram feitas orações pela saúde do Papa Francisco e pelo seu ministério à frente da Igreja Católica.

Papa já apresenta melhora
Enquanto fiéis e lideranças católicas rezavam no Brasil, o Vaticano informava que Francisco apresentou uma “nova e leve melhora”. O boletim divulgado na tarde de quarta-feira indicou que a insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida e que uma tomografia mostrou “evolução normal” de sua condição pulmonar.
Mesmo hospitalizado, Francisco manteve parte de suas atividades e aprovou decretos para beatificações e canonizações. Na terça-feira (25), ele recebeu o secretário de Estado do Vaticano e conversou com membros da Igreja sobre futuros santos.
Encontros e orações
No início do mês, Janja esteve em Roma, onde encontrou o Papa Francisco e agradeceu pelas orações dedicadas à saúde de Lula, que passou por uma cirurgia em dezembro para drenar um hematoma intracraniano. A primeira-dama relatou que o pontífice se mostrou interessado na recuperação do presidente brasileiro.
O casal já havia se encontrado com Francisco em junho de 2023, durante uma visita oficial ao Vaticano. Lula e Janja sempre destacaram a emoção dos encontros com o Papa e o respeito por sua missão pastoral.
Por ora, o Vaticano não informou uma data para a alta hospitalar do Papa Francisco, mas seu estado de saúde continua evoluindo de forma positiva.