
O Brasil deu um passo histórico no combate à dengue e no fortalecimento da saúde pública. Durante pronunciamento na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (25/2), o deputado federal Merlong Solano (PT-PI) destacou as recentes conquistas do governo Lula na área da saúde. Ele destacou o desenvolvimento da primeira vacina 100% nacional contra a dengue e a criação de uma planta industrial para produção de insulina.
“Dentre os países afetados pela dengue, o Brasil, com o Governo Lula, foi o primeiro a ofertar vacinas contra a dengue, mas fez isso com vacina importada do Japão. Hoje, o nosso Presidente Lula, ao lado da ministra Nísia Trindade (Saúde), deu mais um passo importante, ao anunciar a primeira vacina 100% nacional de combate à dengue e uma parceria que levará à produção já em 2026 de 60 milhões de doses”, afirmou Merlong.
Saúde pública
O parlamentar ressaltou que a iniciativa faz parte de um esforço maior para reduzir a dependência do país em relação a insumos e medicamentos importados. “A pandemia demonstrou claramente a nossa dependência em relação à importação de diversos tipos de produtos para a saúde pública, equipamentos e insumos. Com o desenvolvimento de um complexo industrial na área da saúde, estamos reduzindo essa dependência”, explicou o deputado.
Leia mais: Governo Lula lança primeira vacina 100% nacional contra a dengue
Planta Industrial
Além da vacina contra a dengue, o governo anunciou uma parceria público-privada para a construção da primeira planta produtiva de insumo farmacêutico ativo de insulina da América Latina. “Essa é a primeira planta industrial da América Latina com o princípio ativo da insulina para a sua produção no Brasil”, celebrou Merlong.
Outro avanço destacado foi a parceria para o desenvolvimento de uma vacina nacional contra a gripe aviária. “Essas sim são atitudes práticas de um governo que se preocupa com a saúde pública, em tornar o Brasil um player internacional na área de produção de fármacos e de equipamentos para a área da saúde, reduzindo assim a nossa dependência nesse importante segmento de interesse do conjunto da população”, registrou o deputado.
Viva o SUS
Merlong reforça que as medidas anunciadas representam um marco na busca pela autossuficiência do Brasil na produção de medicamentos e vacinas, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantindo maior acesso da população a tratamentos essenciais.
Elisa Alexandre