
O jornalista Luis Nassif entrevistou na noite de terça (25) o deputado federal Alexandre Lindenmayer (PT-RS), que falou sobre a retomada dos investimentos na indústria naval brasileira no governo do presidene Lula.
Para Lindenmayer, o país teve um grande desenvolvimento no setor naval entre 2003 e 2014, gerando empregos e promovendo aprendizado tecnológico. No entanto, mudanças políticas e o desinvestimento da Petrobras, nos indos dos governos Temer e Bolsonaro, enfraqueceram os estaleiros, afetando empregos e a economia.
Lindenmayer criticou a dependência do Brasil de importações e da rodovia como principal meio de transporte, argumentando que investir na indústria naval fortalece a soberania nacional. Ele cita o exemplo do Estaleiro Atlântico Sul, que alcançou competitividade internacional, mas foi prejudicado pelas políticas de desinvestimento.
“Dentro de um país continental, se nós não tivermos a capacidade, a independência de transporte, simplesmente [gente] lá de fora [pode] fechar – digamos, de forma até remota, dentro das tecnologias que temos hoje nas novas embarcações – ‘desligar a chave’ e nós entrarmos em colapso”, disse.
“Ainda mais um país gigante como o nosso, com 5.800.000 km de águas oceânicas, um país dessa magnitude, se tornar refém meramente da rodovia, isso é um equívoco.”
Atualmente, há sinais de retomada, com novos investimentos da Petrobras, construção de plataformas e renovação da frota da Transpetro, o que pode gerar milhares de empregos. Além disso, iniciativas como a construção de barcaças e navios para a região amazônica indicam novas oportunidades para a indústria naval.
Outros temas abordados incluem o setor de embarcações de lazer, que cresce em Santa Catarina, e a indústria de defesa naval, que também sofreu impactos com as mudanças políticas. Lindenmayer defende políticas de estímulo à produção nacional e a importância estratégica do setor para o desenvolvimento do Brasil.
LULA ASSINA CONTRATAÇÃO DE QUATRO NAVIOS
Na última segunda (24), o presidente Lula assinou a contratação de quatro navios e disse que “é apenas o começo” para recuperar indústria naval, com utilização de conteúdo nacional na produção das embarcações.
O contrato da Transpetro, subsidiária da Petrobras, com o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren, visa a aquisição de quatro navios da classe handy, com valor de US$ 69,5 milhões por embarcação. O investimento faz parte do Programa de Renovação e Ampliação de Frota da Petrobras.
O presidente Lula defendeu o fortalecimento da indústria naval brasileira, destacando a importância da fabricação local de embarcações para reduzir a dependência de importações e aumentar a competitividade no comércio internacional. Ele também reforçou a necessidade de qualificação da mão de obra e investimentos no setor.
Em 2024, o setor naval recebeu R$ 30,8 bilhões do Fundo da Marinha Mercante para mais de 430 projetos, impulsionando a construção e modernização de embarcações e infraestrutura portuária.
Assista a entrevista abaixo:
Este texto foi escrito com auxílio de I.A. e editado pela equipe de jornalismo do GGN.