Morre Roberta Flack cantora de sucesso na década de 1970

Faleceu na segunda-feira (25) aos 88 anos de idade, a cantora de R&B, Roberta Flack, que fez grande sucesso nos anos 70 com a balada romântica “Killing Me Softly With His Song”.

Flack sofria já há alguns anos de  esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que já a havia impossibilitado de cantar.

A cantora, natural da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, se consolidou como uma das grandes vozes de sua geração e durante a sua carreira tanto interpretou, como no caso da própria “Killing Me Softly With His Song” como também compôs suas próprias músicas.

Durante a infância recebeu treinamento de música clássica, mais precisamente começou a tocar piano aos 9 anos de idade e encontrou dificuldades em se consolidar nesse segmento pelo preconceito racial nos Estados Unidos.

Um dos problemas de ser uma musicista negra é que as pessoas estão sempre te colocando em um canto e dizendo para você cantar soul”, disse certa vez durante entrevista.

Descoberta pelo músico de jazz Les McCann, lançou seu primeiro disco, pela Atlantic Records, em 1969.

Em 1973, com o álbum “Killing Me Softly”, chega o seu grande sucesso que passaria cinco semanas no topo da parada da revista norte-americana Billboard.

Suas músicas mais conhecidas foram baladas românticas, entretanto, a cantora sempre procurou trazer no seu repertório letras que pudessem também denunciar questões sociais como o racismo e a desigualdade econômica e social, como as faixas “Tryin’ Times” e “Ballad of the Sad Young Men”. 

Estou profundamente triste que muitas das músicas que gravei há 50 anos sobre direitos civis, igualdade de direitos, pobreza, fome e sofrimento em nossa sociedade ainda sejam relevantes em 2020”, disse a cantora durante uma entrevista em 2020, por ocasião do assassinato do cidadão negro norte americano George Floyd, que foi estrangulado por um policial.

Artigo Anterior

Venha desfilar em uma escola de samba com o PCO

Próximo Artigo

Hospital da Mulher em São Paulo se nega a realizar aborto legal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!