Nesta segunda-feira (24), a emissora Canal 14 de Israel noticiou que os danos que a ação revolucionária do Hesbolá causou ao norte de “Israel” ultrapassa 2,5 bilhões de dólares (9 bilhões de shekels – moeda israelense), expondo uma das razões que obrigaram a entidade sionista a firmar cessar fogo com a Resistência Islâmica, em novembro de 2024.

Segundo a emissora, citando informações do parlamento israelense, onde está sendo proposto plano para a reconstrução do norte do país, danos diretos correspondem a cerca de 5,5 bilhões de shekels, enquanto que danos indiretos correspondem a aproximadamente 3,5 bilhões. O plano apresentando também destaca que 103 instituições educacionais na área norte evacuada, abrangendo 43 assentamentos num raio de 3,5 quilômetros da fronteira entre Líbano e Palestina, sofreram danos.

No assentamento ilegal de Metulla, o mais antigido pela ação revolucionária do Hesbolá, mais de 70% casas foram danificadas, com 50% em condições tão precárias que são inabitáveis. De forma que não é possível o retorno dos colonos sionistas para lá, segundo declaração do próprio chefe do conselho local, David Azoulay.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/02/2025