Bolsonaro recebendo o título de cidadão vitoriense no interior de Pernambuco. Foto: reprodução

Na última segunda-feira (24), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi ao interior de Pernambuco, onde recebeu o título de cidadão de Vitória de Santo Antão (PE). Exibindo seu pouco conhecimento e preconceito sobre o Nordeste, ele agradeceu pela honraria com duas gafes que revoltaram moradores da cidade, errando o nome de quem nasce no local e chamando-os de “cabeça chata”.

“Posso chamar vocês de meus conterrâneos, já que eu sou agora ‘vitorense’. Não tenho cabeça chata, mas sou ‘vitorense’”, disse o réu pela trama golpista de 2022. O gentílico de Vitória de Santo Antão, na verdade, é “vitoriense” ou “antonense”.

Indignado, um homem que filmava o discurso de Bolsonaro em um trio elétrico ficou tão revoltado que nem prestou atenção na ofensa subsequente aos nordestinos: “‘Vitorense’ é foda, meu irmão. ‘Vitorense’ é para tomar no cu. Alguém tem que falar no ouvido dele que o certo é vitoriense, puta que pariu”, exclamou.

A homenagem, que inicialmente seria feita dentro da Casa Legislativa de Vitória de Santo Antão, foi transferida para um trio elétrico por questões de segurança. O evento contou com a presença de aliados do ex-presidente, como deputados estaduais e federais, além do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.

Ao receber o título, Bolsonaro usou o discurso para criticar o governo atual, comparar seus ministros aos do presidente Lula (PT) e abordar temas como o preço dos alimentos, a pandemia e a política internacional.

O líder de extrema-direita reiterou que não tomou a vacina contra a Covid-19, defendendo sua gestão durante a pandemia. “Não cometi erros”, afirmou.

O ex-presidente também chamou a Região Nordeste de “mais pobre do Brasil”, mesmo após “20 anos de domínio do PT”. A declaração foi feita em um estado onde o PT tem forte influência, mas onde Bolsonaro obteve expressiva votação no segundo turno das eleições de 2022. Em Vitória de Santo Antão, ele recebeu 33.410 votos (41,14%), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 47.793 votos (58,86%).

A homenagem a Bolsonaro foi proposta pelo vereador Marcos da Prestação (PL), que elogiou o ex-presidente durante a cerimônia. “De Figueiredo para cá, é o melhor presidente que o Brasil já teve”, afirmou. Bolsonaro sussurrou algo ao ouvido do vereador, que repetiu no microfone: “Ele é o ‘ex’ mais amado do Brasil”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/02/2025