Ceará
PM ataca violentamente bloco de carnaval em Fortaleza
Na noite de sábado (22), a polícia militar atacou violentamente um bloco de carnaval com balas de borracha e bombas de baixa letalidade na região da Praça da Gentilândia, no bairro Benfica, em Fortaleza.
O ataque começou por volta das 23h, na Rua Padre Francisco Pinto, esquina com a Rua João Gentil, quando a Polícia Militar do Ceará (PMCE), em conjunto com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), resolveu que era hora de impor a ditadura sobre o carnaval.
De acordo com a PMCE, não houve feridos nem prisões durante a operação. No entanto, um estudante de 26 anos, que estava no local, relatou que foi atingido por estilhaços de uma bomba, após presenciar a chegada das viaturas policiais.
Ele afirmou: “o que senti mais foi uma bomba que jogaram a uns 5 metros de mim. O papoco do impacto foi em mim, basicamente. Acho que algum estilhaço bateu na minha blusa e me feriu”.
“Cheguei nem a olhar pra trás, só o pessoal mesmo que passava do lado e aparecia chorando ou tossindo. Acho que tavam jogando spray de pimenta também, porque o pessoal tava passando tossindo, cobrindo a cara”, completou.
O ataque ao pré-carnaval de Fortaleza é uma demonstração de como a burguesia quer impor a sua ditadura sobre a festa mais popular do mundo. É preciso defender o carnaval de rua, o verdadeiro carnaval, dos ataques da direita.