
Xi Jinping, presidente da China, reafirmou sua parceria “sem limites” com Vladimir Putin em um telefonema nesta segunda-feira (24), data que marca três anos da invasão russa à Ucrânia. Segundo a mídia estatal chinesa, os líderes destacaram a solidez da aliança entre seus países e reforçaram o compromisso de longo prazo. Com informações do UOL.
A conversa ocorreu enquanto Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia. O movimento de Washington levantou especulações sobre uma possível tentativa de afastar Xi e Putin, o que a ligação entre os líderes chineses e russos buscou neutralizar.

Xi enfatizou que a relação entre China e Rússia possui “uma forte força motriz interna” e não é influenciada por “terceiros”. O Kremlin também reafirmou a parceria estratégica entre os dois países, consolidada pouco antes do início da guerra em fevereiro de 2022.
Trump gerou preocupação entre aliados europeus ao excluir a Ucrânia das negociações com a Rússia na semana passada e atribuir parte da responsabilidade pelo conflito a Kiev – a postura do líder americano reforçou a incerteza sobre o futuro do apoio ocidental ao governo ucraniano.
O telefone desta segunda marca a segunda conversa entre Xi e Putin em 2025. Em janeiro, eles discutiram formas de fortalecer os laços entre seus respectivos países, diante das mudanças no cenário global.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line