O Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou o deputado federal Mário Frias (PL-SP) por divulgar informações falsas contra o presidente Lula (PT) durante as eleições de 2022. Diante do caso, a Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou a denúncia proposta pelo órgão. A ação será conduzida pela juíza Cecília Pinheiro da Fonseca, da 6ª Vara Eleitoral de SP.

Ainda na eleição daquele ano, quando Lula e o então presidente Jair Bolsonaro (PL) disputavam o pleito, Frias compartilhou uma imagem em que o petista aparecia com um boné com a sigla “CPX”, enquanto Bolsonaro utilizava um boné com a sigla da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na publicação, Frias associava a imagem de Lula ao crime organizado. De maneira enganosa, o parlamentar sugere que “CPX” significaria “cupincha”, que é um termo associado a membros de um grupo criminoso.

Na verdade, a sigla, que foi estampada por Lula em outros momentos da campanha eleitoral, é uma conhecida abreviação da palavra “Complexo” e faz referências a comunidades do Rio de Janeiro. O boné em questão foi produzido por moradores do Complexo do Alemão.

Segundo a magistrada, a denúncia apresenta “prova da materialidade delitiva e indícios suficientes da autoria” para que o processo seja aberto. Mário Frias não comentou a abertura do processo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 24/02/2025