
Enquanto Elon Musk intensifica suas provocações ao governo brasileiro no X, sua empresa pode estar sentindo o impacto. Na última quarta-feira (19), um alto executivo da Starlink no Brasil levou uma queixa ao presidente da Câmara, Hugo Motta. Com informações do Globo.
A reclamação? A Anatel estaria travando autorizações para novos investimentos da empresa no país. A Starlink, que opera no Brasil desde 2022, fornece internet via satélite, principalmente para a Amazônia e áreas remotas.
Na sexta-feira (21), diversas operadoras de internet no Brasil já implementaram o bloqueio à plataforma de vídeos Rumble, em cumprimento à ordem emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo nota divulgada e citada em reportagem da Folha de S. Paulo, “na avaliação realizada pela agência em diversos pontos do país, identificou-se que o bloqueio já foi implementado para a maioria dos acessos examinados”.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não detalhou quantas empresas efetivamente cumpriram a determinação, mas ressaltou que mais de 21 mil prestadoras de telecomunicações foram notificadas e que, ao longo dos próximos dias, continuará acompanhando a execução da medida.
Entre as empresas que já bloqueiam o acesso ao serviço está a Starlink, do empresário Elon Musk, segundo a Folha. A operadora era acompanhada de perto pelo gabinete de Moraes, pois no ano passado se recusou a bloquear o acesso ao X (antigo Twitter) até ser ameaçada de multa diária e de fechamento de suas operações no país.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line