
Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário no governo paulista, voltou a criticar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à Folha de S. Paulo. Em meio à iminente reforma ministerial, o dirigente alertou para a possível perda do PSD, ressaltando que mudanças no cenário político podem afetar pastas estratégicas.
Durante a coletiva, Kassab afirmou: “Eu tenho dito que o ministro Haddad teve bons projetos aprovados, mas que outros que são tão importantes, ele não tem tido força para aprovar”. Ele complementou sua declaração destacando que “é um ministério frágil que não consegue aprovar as suas medidas”.
Em declarações anteriores, o secretário já havia criticado a condução de Haddad, afirmando que “um ministro da economia fraco é sempre um péssimo indicativo”. Kassab comparou o desempenho atual com o de ministros históricos, como Fernando Henrique Cardoso, Antonio Palocci, Henrique Meirelles e Paulo Guedes, que, segundo ele, contribuíram para momentos de sucesso econômico no país.
O dirigente ressaltou ainda a importância de ter ministros fortes à frente da economia: “Eu acredito no sucesso da economia quando você tem ministros de economia fortes. No próprio governo do FHC, você encaminhava sugestões para o presidente e ele dizia ‘isso não é comigo, é com o [Pedro] Malan’. No governo Lula, o Palocci comandava; no governo Temer, Meirelles comandava; e até nos bons momentos de Bolsonaro, o destaque era para Paulo Guedes”.

Apesar das críticas, Kassab deixou claro que “torce pelo governo” e afirmou que o PSD, embora não tenha apoiado a campanha do presidente Lula, entende que ele foi eleito e que não há problema em apoiar medidas consideradas positivas para o país. Com a aproximação da reforma ministerial, seus comentários também servem de alerta quanto à possível perda do PSD, fator que tem gerado tensão entre seu partido e o Palácio do Planalto.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line