Cedro Participações assina contrato de concessão de Porto de Itaguaí em evento com presidente Lula

A Cedro Participações assinou nesta sexta-feira (21) o contrato de concessão do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do presidente Lula e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Durante a cerimônia, o presidente do Conselho de Administração da Cedro Participações, Lucas Kallas, destacou que “essa nova rota aumentará a competitividade da mineração brasileira no cenário global e, ao mesmo tempo, trará benefícios significativos para o meio ambiente e para a infraestrutura do país. Com ela, retiraremos cinco mil carretas por dia das estradas e reduziremos em mais de 40 mil toneladas as emissões de CO2”. As obras vão iniciar em 2027 e o início das operações é esperado para 2029. 

 A empresa projeta investimentos de R$ 3,6 bilhões na área que será destinada à construção de um terminal de armazenagem e movimentação de granéis sólidos minerais. O local conhecido como “Porto do Meio” terá a capacidade de movimentar 20 milhões de toneladas por ano em uma área de aproximadamente 350 mil metros quadrados. O presidente Lula elogiou a Cedro e a coragem de Lucas Kallas em investir no país: “eu queria agradecer ao empresário Lucas que resolveu fazer investimento aqui. Eu aprendi com a minha mãe que quando a gente quer saber se a pessoa é honesta e trabalhadora, a gente não tem que prestar atenção na boca, a gente tem que prestar atenção nos olhos. E o companheiro Lucas, desde que foi levado na minha sala dizendo que queria fazer investimentos em mineração do país, descobri na hora que estava conversando com um empresário sério, que ama o Brasil, torce pelo crescimento do Brasil”.

Para Fabiano Carvalho, Vice-Presidente Comercial, Estratégia e Projetos da Cedro Participações, “esse porto tem tudo a ver com sustentabilidade, ele vai respeitar todas as melhores práticas ambientais na sua construção e na sua operação e, além disso, vai permitir que o minério de alta qualidade seja exportado e embarcado do Brasil para o Oriente Médio e Ásia”. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o desenvolvimento que as obras da construção do terminal vão trazer para a região de Itaguaí e que 
“esse é o maior leilão da história portuária do Brasil”. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), também destacou a recuperação de empregos na área portuária nos governos Lula. “Nos dois anos (2023 e 2024), geramos mais de 2 milhões e 100 mil empregos com carteira assinada no país”. (Foto/ Luiz Kallas cercado pelo presidente Lula e ministros)

Artigo Anterior

Lula reforça indicação de que deve ser candidato em 2026: ‘Quem quiser disputar comigo tem que ir pra rua’

Próximo Artigo

Quem são os 12 estudantes que morreram em acidente de ônibus em SP

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!