O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três alertas laranja para chuvas fortes em áreas de quatro estados brasileiros e colocou outros 12 estados sob aviso amarelo para temporais de menor intensidade. As fortes chuvas em grande parte do país são resultado da formação de um sistema de baixa pressão, que favorece o aumento da umidade nas regiões mais afetadas.

Grande parte do Pará e do Amapá, assim como Fortaleza e uma pequena faixa litorânea do Piauí, estão sob alerta de perigo para tempestades e ventos fortes, com risco de inundações, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Já as áreas sob aviso amarelo são consideradas de perigo potencial e exigem atenção da população.

A maior instabilidade se concentra no litoral norte do Brasil. O litoral do Ceará, incluindo a região metropolitana de Fortaleza, segue com previsão de chuvas intensas desde quarta-feira (19). As precipitações também se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o interior do Piauí, com acumulados que podem chegar a 50 mm até sexta-feira.

Chuvas pontuais também atingem áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com volumes que podem alcançar 50 mm até amanhã.

Confira as áreas em destaque:

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 20/02/2025