Pílulas Musicais: Índios Tabajara

No Pílulas Musicais sobre os irmãos Mussaperê (Antenor Moreira Lima) e Herundy (Natalício Moreira Lima), mais conhecido como os “Índios Tabajaras”, uma dupla de violonistas brasileiros. Os irmãos são de origem indígenas, da tribo Tabajara do Ceará. 

A música dos Índios Tabajaras era única pela junção e combinação entre diferentes elementos, eles utilizavam a música popular, folclórica e clássica, além de suas próprias composições. Essa grande mistura foi o que fez com que a carreira da dupla fosse consolidada.

Assista:

A dupla, desde cedo, já estava envolvida no meio musical, mas quando os irmãos e o resto da família decidiram ir para o Rio de Janeiro a pé, foi quando tiveram certeza que queriam fazer aquilo para sempre, pelo caminho,conheceram diversos cantores e violeiros.

Já nos anos de 1940, os Índios Tabajaras assinaram contrato com a gravadora Odeon e lançaram seus primeiros discos, o sucesso veio rapidamente, pouco tempo depois, já estavam se apresentando em programas de rádio e shows por todo o país. Em 1945, fizeram sua primeira apresentação internacional, em Buenos Aires.

A partir da década de 1950, a dupla começou a fazer sucesso também no exterior, realizando turnês pela Europa, Estados Unidos e América Latina.

A vasta discografia da dupla inclui 48 álbuns de estúdio, contendo algumas de suas músicas mais conhecidas são “Maria Elena”, “Aquarela”, “Tico-Tico no Fubá”, “Odeon” e “Brasileirinho”.

Mussaperê (Antenor Moreira Lima) faleceu em 1997 e Herundy (Natalício Moreira Lima), ou Nato Lima, como era conhecido nos Estados Unidos, morreu em Nova York, em 2009.

*Com informações do Gemini IA.

Leia mais:

Artigo Anterior

Folha se autopremia por reportagens picaretas do bolsonarista Greenwald contra Moraes

Próximo Artigo

Por que grupos de ambientalistas estão processando o governo Trump

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!