4 dicas para manter a dieta equilibrada durante o Carnaval

O Carnaval está chegando, e o brasileiro já começa a preparar suas criativas formas de se expressar pelas ruas. Além de fantasias, adereços e a lista de blocos na mão, é preciso também planejar como se alimentar para aguentar os dias de folia com saúde e disposição.

De acordo com Fúlvia Gomes, nutricionista da Bio Ritmo (rede de academias high-end), fazer boas escolhas antes, durante e depois da folia pode evitar quedas de energia e garantir uma recuperação mais rápida.

“A estratégia central para um bom aproveitamento da festa não é muito diferente do que recomendamos no dia a dia. Alimentar-se bem, beber bastante água e dormir pelo menos 8 horas por noite garantem energia para curtir todos os dias”.

A seguir, a profissional elenca mais algumas dicas para os foliões:

1. Consuma alimentos ricos em carboidratos

Para garantir energia antes da folia, os carboidratos são ótimas opções. Cereais, tubérculos e frutas são boas escolhas por serem saudáveis, de fácil digestão e facilmente encontrados no dia a dia. Alimentos ricos em carboidratos complexos, como batata-doce, aveia e pães integrais, liberam energia aos poucos. Já as proteínas magras, como ovos e frango, ajudam na saciedade.

2. Tenhas lanches práticos em mãos

Durante a festa, tenha sempre à mão lanches práticos, como frutas, barrinhas de proteína e castanhas. Snacks de castanhas e frutas secas também são boas opções, assim como biscoitos integrais. Se for consumir bebida alcoólica, alterne com água para evitar a desidratação e minimizar os efeitos negativos.

Fatias de melancia em cima de uma mesa
A melancia ajuda a reforçar a hidratação depois da folia (Imagem: Africa Studio | Shutterstock)

3. Invista em proteínas

Depois do Carnaval, aposte em alimentos ricos em proteínas e antioxidantes, como peixes, verduras e frutas. Ainda, reforce a hidratação com chás e isotônicos naturais e evite alimentos gordurosos.

4. Aposte na hidratação e alimentação equilibra para aliviar a ressaca

A hidratação é a base contra a ressaca, por isso, invista em água, água de coco e sucos naturais sem açúcar. Evite também comidas gordurosas e prefira opções leves, ricas em carboidratos e proteínas. Boas escolhas incluem folhas verde-escuras, banana, aveia, ovos e lentilha. Por fim, consuma ingredientes funcionais, como gengibre, hortelã, canela e cúrcuma, eles auxiliam na digestão e no alívio dos sintomas.

Por Alessandra Oliveira

Artigo Anterior

Quanto Bolsonaro recebeu por joias vendidas nos EUA, segundo delação

Próximo Artigo

Cid reclamou de “perder tudo” enquanto Bolsonaro “ficou milionário”

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!