O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “vive em um espaço de desinformação” russa, afirmou nesta quarta-feira 18 o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, depois de ser criticado pelo republicano.

“Infelizmente, o presidente Trump, por quem temos grande respeito como líder do povo americano, vive neste espaço de desinformação”, declarou Zelensky à imprensa em Kiev, antes de afirmar que a desinformação “procede da Rússia”.

“Nunca devemos esquecer que a Rússia é governada por mentirosos patológicos, eles não são confiáveis e devem ser pressionados”, insistiu o presidente da Ucrânia.

Afastamento

As declarações do chefe da Ucrânia acontecem no momento de esfriamento das relações do país com os EUA, que reabriram canais diplomáticos com a Rússia após conversa por telefone entre Trump e Vladimir Putin.

Uma negociação presencial entre os chefes da diplomacia dos EUA e Rússia, realizada na terça-feira, sacramentou a retomada das relações entre os dois países. A reunião serviu também para iniciar uma negociação de paz na Ucrânia, que não tinha representantes na mesa.

Zelensky condenou a exclusão sofrida pelo seu país, assim como europeus, que ficaram de fora da negociação. O discurso é de que os termos negociados sem esses dois atores não serão acatados pela região.

Putin e Trump, porém, não parecem se importar com as críticas e indicam que pretendem seguir com as negociações neste formato, independentemente das resistências.

O governo russo tem, inclusive, tratado os EUA como a segunda parte interessada na solução do conflito.

“Foi dado um passo muito, muito importante na direção da criação das condições para uma resolução pacífica”, declarou o porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, citado pelas agências russas nesta quarta-feira.

“As duas partes mostraram a vontade política necessária… quero dizer, Rússia e Estados Unidos”, explicou.

Washington, por sua vez, afirmou que as equipes para negociar o fim da guerra na Ucrânia serão criadas o mais rápido possível. E sinalizou que a entrada de europeus na mesa ainda será acertada, mas não estabeleceu qualquer prazo para essa decisão.

Trump, pessoalmente, disse estar decepcionado com Zelensky.

“Estou muito decepcionado, ouvi que estão chateados por não terem um assento. Bem, você esteve lá por três anos… Você nunca deveria ter começado. Você poderia ter feito um acordo”, disse em resposta ao presidente ucraniano.

(Com informações de AFP)

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/02/2025