O presidente da Argentina, Javier Milei, ensaiou uma tentativa de defesa do que hoje ameaça a sua cadeira no comando do país, na noite desta segunda-feira (17). Mas um grande tropeço e uma entrevista explicitadamente armada escancarou que, apesar de minimizar o grave erro de apoiar um golpe de criptomoedas, o líder argentino está preocupado.
Trata-se do episódio que tomou corpo na última sexta (14), quando Milei recomendou a criptomoeda $LIBRA, minutos após o seu lançamento, levando milhares de argentinos a investir e, algumas horas depois, o fundo foi esvaziado por investidores originais, gerando perdas milionárias.
Chamado comercialmente de “rug-pulls” [puxada de tapete], o golpe da recém-lançada criptomoeda na Argentina revelou, ainda, um emaranhado de articulações do mandatário argentino junto a representantes comerciais, com acusações ainda de cobrança de propina por membros do governo Milei.
O caso foi explicado em detalhes pelo GGN aqui.
A resposta oficial que “saiu mal”
Até então, as respostas oficiais de Milei e da Casa Rosada foram comunicados protocolares, sem muitas explicações para todas as acusações que vieram à tona no final de semana. Uma fala pública era aguardada na noite desta segunda (17). Mas o que era para ser uma tentativa de minimizar, ainda mais, a polêmica, voltou-se novamente contra o político argentino.
Em entrevista à emissora TN, do Grupo Clarín, Javier Milei disse apenas que o seu objetivo era ajudar um empreendimento privado, que “saiu mal”. Para se ter uma ideia, a criptomoeda propagada por Milei chegou a um valor de US$ 4.978 logo após o mandatário fazer divulgação nas redes sociais. Mas em menos de uma hora, ela caiu 85%, a US$ 0,991. As perdas para os investidores, que segundo Milei somente “sairam mal”, foram explosivas.
Ainda, além de não suficiente, a entrevista foi combinada e editada. Nas redes sociais, um corte de uma cena que não foi ar acabou vazando. Nela, uma discussão entre o jornalista e o presidente da Argentina, quando comentam sobre a sua publicação nas redes sociais, e o apresentador é imediatamente interrompido por um de seus assessores. O GGN traz a íntegra da discussão e o que foi falado, confira:
A entrevista combinada e o que vazou
A discussão tomou endosso quando Milei questionou ao jornalista que ele se atentasse, porque “as perguntas haviam sido pactadas”. “Sim, estas quem anotou foi [Manuel] Adorni [porta-voz do governo], essa foi Karina Milei [irmã do presidente e Secretária-Geral da Presidência] e [Luis] Caputo [ministro da Economia] esta outra.”
Posteriormente, o jornalista Joni Viale pergunta a Milei se o governo iria se pronunciar oficialmente. “Na verdade, os temas jurídicos não são os meus [de minha competência], seria imprudente da minha parte que eu antecipe, porque seguramente quem melhor entende disso é o nosso ministro de Justiça”.
“Ele vai dar sequência a isso?”, continuou o jornalista. “Claro, é o nosso ministro da Justiça, quem entende disso”, respondeu Milei. “Mas é um tema do qual você participou como cidadão, além de presidente, por isso eu te pergunto”, contestou o entrevistador, iniciando neste momento uma discussão.
“Que? Tira fora essa parte?”
“Mas, de novo… Que bom que sinalizou que [a publicação nas redes sociais] foi como cidadão, da minha conta pessoal”, disse Milei. “Sim, mas você se deu conta que não. Que você é o presidente“, rebateu Viale. “Mas minha conta é minha conta pessoal”, continuou Milei. “Está bem, mas você é o presidente“, retrucou o jornalista.
Neste momento, o assessor de Milei interrompeu a discussão. “Que? Tira fora essa parte?“, perguntou o entrevistador. “Sim”, respondeu o assessor. “Sim, eu seu por que, pelo juízo“, completou o jornalista.
Em seguida, o assessor se aproximou de Milei e falou em seu ouvido. “Sim, eu me dei conta, pode te trazer um problema judicial“, confirmou em voz alta o jornalista, indicando ter escutado o que o assessor disse ao ouvido de Milei.
Após essa interrupção, o entrevistador ficou desconcertado e manifestou que não sabia como prosseguir a entrevista. “Deixa eu ver, em que estávamos…”. “Não sei, você iria perguntar sobre $LIBRA, sei lá”, respondeu Milei.
Confira a íntegra do vídeo vazado: