O Jornal GGN lançou uma campanha de financiamento coletivo para produzir e divulgar, ainda em 2025, um novo documentário sobre a Operação Lava Jato.

Este novo documentário terá como fio condutor a passagem do juiz federal Eduardo Appio pela 13ª Vara de Curitiba, seguida da ação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, sob o ministro Luís Felipe Salomão, que realizou uma correição extraordinária nos gabinetes da Lava Jato e produziu um relatório apontando potenciais crimes cometidos pelos agentes públicos envolvidos na operação.

O relatório, que está parado na Procuradoria-Geral da República há exatos oito meses, tem o condão de ensejar ações judiciais contra Sérgio Moro, Gabriela Hardt e outros expoentes da Lava Jato. É o caminho para responsabilização e, quem sabe, alguma reparação pelos desvios de condutas observados na Lava Jato. Por isso, acreditamos que há interesse público nesta matéria.

A ideia é explicar no documentário as condições que levaram ao fenômeno do lavajatismo e suas consequências para o País, bem como expor o que foi descoberto por Appio e pela correição extraordinária.

Estamos falando de manobras para evitar que as falcatruas da Lava Jato viessem à tona, da gestão caótica dos recursos de acordos de leniência e delação premiada, do esquema de corrupção que Salomão chamou de “cash back”, da subserviência a interesses estrangeiros e articulação para criar uma fundação privada para fazer politicagem com o dinheiro da multa da Petrobras, entre outras transgressões que ainda não foram registradas em um único documentário.

O nosso canal, TVGGN, já tem outros três documentários publicados sobre a Lava Jato: um sobre a trajetória do ex-juiz Sergio Moro, outro sobre a influência dos EUA na Lava Jato e a indústria do compliance, e um terceiro sobre a indústria da delação premiada (este feito em parceria com o jornalista Joaquim de Carvalho, à época no portal Diário do Centro do Mundo). Também já lançamos um documentário sobre o Caso Cancellier. Fazemos a cobertura da Lava Jato desde sua origem, de maneira crítica e independente, dando voz ao “outro lado” dessa história, algo que nem sempre a imprensa tradicional foi capaz de fazer.

Todos os projetos até aqui foram financiados e acolhidos pelo nosso público, que enxerga no GGN um veículo com credibilidade e visão analítica.

Esta nova campanha de financiamento coletivo encontra-se no site Catarse sob o título “A caixa-preta da Lava Jato”. Neste link, vocês encontram mais informações sobre o projeto: https://www.catarse.me/caixa_preta_lava_jato

Nossa meta é arrecadar R$ 100.000,00 para tirar o filme do papel. Para isso, contamos com apoio do nosso público, que faz doações individuais através do Catarse e do PIX.

Para contribuir via Catarse, pagando com cartão, PIX ou boleto, clique aqui.

Para doar pelo PIX, use a chave [email protected] e envie o comprovante para o mesmo e-mail, para que possamos registrar sua contribuição e mandar informações sobre o projeto.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/02/2025