Quadro de saúde do Papa Francisco é “complexo”, diz Vaticano

O Vaticano comunicou, nesta segunda-feira (17) que o Papa Francisco tem uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e que seu quadro clínico é considerado “complexo”. O pontífice está internado no hospital Gemeli, em Roma, desde a sexta-feira (14), quando apresentou sintomas de bronquite.

A nota informa que “os resultados dos exames realizados nos últimos dias e nesta segunda-feira demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, o que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”.

Leia também: Papa Francisco critica política de deportações anunciada por Trump

Ainda de acordo com o Vaticano, em sua terceira noite de internação, o Papa Francisco, de 88 anos, “descansou bem, teve uma noite tranquila e esta manhã tomou café da manhã como nos dias anteriores”.

Devido à sua condição de saúde e à falta de previsão de alta, a agenda de compromissos do pontífice foi cancelada. Novo boletim sobre sua saúde deverá ser divulgado no final do dia.

Um dos perfis oficiais do Papa nas redes sociais agradeceu a mobilização pela sua melhora: “Agradeço o amor, a oração e a proximidade com que vocês estão me acompanhando nestes dias”.

Além da idade avançada, a saúde de Francisco inspira cuidados pelo fato dele ter um histórico de problemas respiratórios, decorrentes da falta de parte superior do pulmão direito, retirado quando tinha 21 anos, após ter sofrido uma grave pneumonia. Ele assumiu o papado em 2013.

Com agências

Artigo Anterior

Protesto e Paralisação dos Trabalhadores da Dínamo (Coelba) em Salvador, Jacobina, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus

Próximo Artigo

Extrema direita organiza ofensiva pelo impeachment de Lula. O que fazer?

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!