PIB de 2024 cresceu 3,8%, estima o Banco Central

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apontou um crescimento de 3,8% da economia brasileira em 2024, um dos desempenhos mais vigorosos dos últimos anos.

Além disso, no trimestre encerrado em dezembro, o indicador registrou uma alta de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023, reforçando o cenário positivo para o desempenho econômico do país.

Apesar da desaceleração registrada em dezembro, quando o IBC-Br caiu 0,7% em relação a novembro, o resultado não comprometeu o crescimento acumulado no ano. O recuo veio após uma leve alta de 0,10% em novembro.

Na comparação anual, o índice de dezembro cresceu 2,4% em relação a o mesmo mês de 2023.

No acumulado em 12 meses, como dito acima, o avanço foi de 3,8%, reforçando a tendência de expansão da atividade econômica ao longo do ano.

O IBC-Br é calculado pelo Banco Central e acompanha a atividade econômica mês a mês, sendo utilizado como um sinalizador do PIB oficial, que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de antecipar o desempenho da economia, o índice também auxilia na identificação de possíveis pressões inflacionárias.

Artigo Anterior

Lula define cenário em que não pretende concorrer em 2026

Próximo Artigo

MST lança Jornada de Alfabetização no Nordeste com Formação dos Educadores da EJA, em PE

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!