Em todo o Brasil, manifestantes tomam as ruas contra a escala 6×1

Ação realizada em São José dos Campos, no interior paulista. Foto: X/Vitor Ferreira

Dezenas de capitais do país tiveram as ruas ocupadas por manifestantes pedindo o fim da escala 6×1. O movimento teve início ainda no ano passado, em uma articulação de parlamentares com o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) contra a jornada de trabalho mais comum no Brasil.

Cidades como São Paulo, Manaus, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São José dos Campos são exemplos de locais que tiveram manifestações organizadas.

Na capital paulista, a população enfrentou um calor de 34º graus para ir à avenida Paulista com bandeiras e instrumentos, pedindo que o Congresso leve adiante a proposta de reduzir a jornada de trabalho para 36 horas semanais.

Em BH, manifestantes entraram no Shopping Cidade. Foto: Reprodução/X

Em Belo Horizonte, o ato que começou na Praça Sete, no centro da capital mineira, e seguiu até dentro do Shopping Cidade.

Segundo a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 já tem assinaturas necessárias para ser protocolada. No entanto, ao Brasil de Fato, a parlamentar revelou que vai esperar a configuração das comissões do Congresso se estabelecerem no novo ano legislativo para levar adiante a proposta.

“Nós preferimos segurar esse protocolo, porque nós tínhamos a sensação, eu tinha certeza, de que se nós protocolássemos naquele momento [ano passado] a CCJ iria dar um jeito de indicar um relator péssimo e destruir o projeto logo ali.”

“Esse ano há a possibilidade de que a Comissão de Constituição e Justiça não esteja radicalizada da maneira como esteve no ano passado. E a nossa ideia então é protocolar o texto, conversar com o presidente da CCJ, para tentar a indicação de um bom relator para esse texto”, disse a parlamentar em janeiro.

A proposta de Hilton é resultado de uma ação inspirada pelo movimento VAT, idealizado pelo agora vereador pela cidade do Rio de Janeiro Rick Azevedo (Psol-RJ). Desde que a articulação ganhou as ruas do país, os dois parlamentares vêm trabalhando juntos para avançar com a pauta.

Originalmente publicado em Brasil de Fato 

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Jornal inglês classifica PM de SP como ‘força policial mais perigosa do mundo’

Próximo Artigo

 Lula volta com agenda de viagens

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!