Anatel abre investigação sobre alarme falso de terremoto em aparelhos com Android

A Agência Nacional de Telecomunicações informou ter aberto um processo administrativonesta sexta-feira 14, para investigar o envio equivocado de alertas de terremoto para diversas regiões dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.

Na madrugada desta sexta, moradores da região receberam um alerta falso sobre um suposto terremoto no mar, a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral paulista. A notificação chegou a dispositivos com o sistema operacional Android. A Defesa Civil informou não ter disparado qualquer alerta e também não há registro das defesas civis municipais.

“Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações“, diz a nota divulgada pela Anatel.

De acordo com o órgão regulador, as notificações não partiram das prestadoras de telecomunicações ou do Sistema Nacional de Defesa Civil por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos.

“Verificada qualquer irregularidade, a Agência adotará as providências adequadas junto à empresa responsável, de modo a impedir novos episódios do evento observado, preservando a eficácia e a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade.”

Mais cedo, o Google desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil após a comunicação do alarme falso, se desculpou com os usuários e disse investigar o caso.

Artigo Anterior

Lula fiscaliza obras e anuncia investimentos bilionários em Belém para a COP30

Próximo Artigo

Preparar ou submergir: o que São Paulo precisa fazer para evitar novas enchentes, por Celso Santos Carvalho

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!