Organizações criminosas estão atraíndo influenciadores mirins, alguns com apenas 6 anos, para que promovam jogos de azar online, como o popular Jogo do Tigrinho, que simula um caça-níquel e promete grandes ganhos, aos seus milhões de seguidores.
O Instituto Alana denunciou essa prática ao Ministério Público de São Paulo (MPSP), que notificou o Instagram, exigindo que a plataforma se manifeste em 20 dias sobre o uso de menores para promover jogos de azar. Com informações do Metrópoles.
Maria Mello, coordenadora do programa Criança e Consumo do Instituto Alana, afirmou que a entidade tentou, sem sucesso, convencer a Meta a remover conteúdos de jogos de azar dos perfis de crianças e adolescentes antes de acionar o MPSP. Além do Instagram, a Meta também é responsável pelo Facebook e WhatsApp.
“Queremos garantir que a Meta seja investigada pelo que deixa de fazer. Fica patente que, não só o Instagram, mas todas as redes sociais não oferecem ferramentas de proteção. Isso precisa ser corrigido urgentemente”, afirmou Mello.
Os perfis
O Instituto Alana identificou nove perfis de crianças e adolescentes, somando quase 38 milhões de seguidores, que promovem jogos de azar. Entre eles estão uma menina de 6 anos e um garoto de 7.
O perfil da menina de 6 anos é gerido por um adulto identificado como Jair, primo da criança, que promove o Jogo do Tigrinho. Entre os quase três milhões de seguidores da menina, muitas são crianças expostas ao conteúdo ilegal.
Já o perfil do garoto de 7 anos, administrado pela mãe dele, faz parcerias com casas de apostas e exibe os supostos ganhos através do perfil da criança, que tem mais de dois milhões de seguidores.
— VIDRAÇA TAMBÉM É GENTE, GENTE… (@VidrsGente) June 29, 2024
Um adolescente de 15 anos, com cinco milhões de seguidores, também utiliza seu perfil no Instagram para recomendar jogos de azar online, analisar probabilidades de ganhos e apresentar tutoriais sobre como apostar.
Outra adolescente, de 16 anos, promove cassinos online, oferecendo incentivos financeiros aos seus quase 14 milhões de seguidores em troca de participação nas apostas.