Morreu nesta sexta-feira 14, aos 84 anos, o cineasta Cacá Diegues, um dos grandes nomes da história do cinema brasileiro. A morte foi confirmada pelo jornal O Globo, do qual Diegues era colunista. A causa não foi divulgada.

Nascido em Maceió, capital de Alagoas, em 19 de maio de 1940, ele foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo, na década de 1960, ao lado de Glauber Rocha, Nelson Pereira da Rocha e outros nomes históricos.

Pioneiro no movimento característico do cinema brasileiro, Diegues foi responsável por obras que tiveram forte repercussão internacional, como Xica da SilvaBye Bye BrasilUm Trem para as Estrelas.

Para além do trabalho artístico e cultural, o cineasta foi também um combativo opositor da ditadura militar e nome importante da resistência brasileira. Ele chegou a viver exilado na Itália e na França.

Em 2018, Diegues foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira que foi do amigo Nelson Pereira dos Santos. “O cinema de Diegues consegue o raro feito de ser, ao mesmo tempo, popular e de empenho artístico, reflexivo e de encantamento”, descreveu a ABL naquela ocasião.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/02/2025