O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou nesta quarta-feira (12/02) que as negociações para encerrar o confronto entre Rússia e Ucrânia começarão “imediatamente” após ligação telefônica com o presidente russo Vladimir Putin.
A conversa entre os dois políticos foi a primeira desde que Trump assumiu a presidência norte-americana em janeiro e, segundo a CNN norte-americana, ocorreu quanto o norte-americano enfatizou seus planos em encerrar o conflito rapidamente.
Contudo, os contornos do plano de Trump ficam mais claros após leitura de postagens realizadas na rede Truth Social – entre outros pontos, Putin e o norte-americano conversaram sobre “Ucrânia, o Oriente Médio, a energia, a inteligência artificial, o poder do dólar e vários outros assuntos”.
“Concordamos em trabalhar juntos, muito próximos, incluindo visitar as nações um do outro. Também concordamos em fazer com que nossas respectivas equipes iniciem as negociações imediatamente, e começaremos ligando para o presidente Zelenskyy, da Ucrânia, para informá-lo da conversa, algo que farei agora mesmo”, escreveu Trump.
Enquanto funcionários do alto escalão norte-americano viajam pela Europa, Trump falou em fechar um acordo com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para que os Estados Unidos tenham acesso aos minérios de terra rara existentes no país em troca da assistência americana contínua.