Helicóptero foi baleado e pessoas ficaram entre tiroteios no Rio. Foto: reprodução

Um intenso tiroteio entre policiais e criminosos fechou a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, na altura da Cidade Alta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (12). O confronto durou cerca de uma hora e deixou quatro pessoas baleadas, incluindo duas que estavam em um ônibus que passava pelo local.

Um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar foi atingido por disparos e precisou fazer um pouso forçado no Comando Naval da Marinha, na Penha. A Secretaria de Segurança Pública inicialmente informou que duas aeronaves haviam sido atingidas, mas corrigiu a informação para apenas uma.

As operações policiais ocorreram nas comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral, que fazem parte do Complexo de Israel, onde moram cerca de 134 mil pessoas.

A ação foi desencadeada após informações de inteligência indicarem que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, um dos criminosos mais procurados do Rio, estaria escondido na região. Bandidos atearam fogo a barricadas, a um caminhão e a uma passarela para dificultar o acesso das forças de segurança.

Duas das vítimas baleadas foram levadas ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Entre elas está Kelly, de 45 anos, que foi atingida na perna dentro da comunidade. Os outros dois feridos foram encaminhados ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Não há informações detalhadas sobre o estado de saúde dos feridos.

O tiroteio causou caos no trânsito da região. A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram interditadas nos dois sentidos por cerca de uma hora, seguindo um protocolo de segurança. Motoristas abandonaram seus carros e se abrigaram em muretas para evitar balas perdidas.

Passageiros de um ônibus BRT pediam ao motorista para não parar no local, temendo pela segurança. A MOBI-Rio informou que o trecho entre as estações Cidade Alta e Mercado São Sebastião, do corredor Transbrasil, foi interrompido, afetando o serviço de transporte público.

A dentista Mônica Mayer, que passava pela Linha Vermelha durante o tiroteio, gravou um vídeo mostrando o momento de tensão. Em entrevista ao G1, ela descreveu o cenário como “desesperador” e destacou o poder de fogo dos criminosos. “É muito tiro, muito tiro. É impressionante porque você vê a diferença do tiro do bandido pro tiro da polícia. A polícia dá um tiro, para, dá outro tiro, para. Os bandidos, o armamento, é uma coisa surreal. A cidade tá dominada. Eles [os bandidos] não têm nada a perder”, disse.

Outras imagens mostram um ônibus atingido por pelo menos dois tiros na Rua Bulhões Marcial, em Vigário Geral. O motorista relatou o susto ao ver os vidros quebrados do veículo. “Cuidado aí, galera, atenção. Cheio de vidro no chão, quase que me acerta”, alertou.

Kelly, uma das baleadas, foi socorrida por uma vizinha que a encontrou caída no pátio de uma escola.

“Não tinha ninguém na rua. Levei ela pra dentro da escola, as moças da escola colocaram ela na rampa, ajudaram, enquanto buscavam um carro pra trazer ela. Foi Deus, quando eu ia entrar na escola ela me viu e me chamou. Na hora, no susto, eu olhei e pensei: ‘podia ser minha mãe ali’. Foi Deus. Eu tirei minha blusa e coloquei na perna dela. Do jeito que dava. Mas é assim mesmo, é a vida. Podia ser eu atingida dentro de casa”, relatou a vizinha.

A Secretaria Municipal de Educação informou que as escolas do Complexo de Israel adotaram protocolos de segurança e continuaram em funcionamento. Já a Secretaria de Estado de Educação fechou três escolas da rede estadual na região. A Supervia também interrompeu o serviço em cinco estações próximas a Vigário Geral devido ao confronto.

O Centro de Operações da Prefeitura (COR) emitiu um alerta nas redes sociais pedindo que os motoristas evitassem a região. “Atenção, motorista! A Avenida Brasil está interditada, nos dois sentidos, na altura da Cidade Alta, em função de uma ocorrência policial. Polícia Militar no local”, escreveu o órgão.


Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025