O Brasil enfrenta, nesta semana, uma das ondas de calor mais intensas já registradas, com temperaturas extremas e sensação térmica que pode ter se aproximado a 70°C em algumas regiões. O fenômeno, impulsionado por um bloqueio atmosférico, mantém o ar quente sobre o país e dificulta a dissipação do calor, elevando ainda mais as temperaturas.
70ºC
A sensação térmica de 70 graus, que circulou na internet nos últimos dias é real. Apesar de os termômetros marcarem cerca de 40ºC, o fenômeno ocorre quando as temperaturas ultrapassam esse valor juntamente com uma umidade acima de 80%.
Segundo o Grupo de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), a somatória do tempo úmido e de temperaturas acima de 41ºC podem levar a uma sensação térmica corporal próxima dos 70ºC.
![](https://jornalggn.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-15.png)
Onde chega a onda de calor?
O alerta para a onda de calor no Brasil se mantém desde esta quarta-feira (12) até a próxima semana. Até agora concentradas no Sul do país, as próximas regiões afetadas serão o Sudeste e o Nordeste.
Nesta semana, a onda de calor extremo já provocou temperaturas de quase 44°C no Rio Grande do Sul, segundo alerta divulgado pela Climatempo. Mas a partir de hoje, a onda avança sobre o oeste e sul do Paraná e oeste, centro e sul de Santa Catarina.
Os estados do Sul ainda estão sob alerta vermelho de grande perigo devido aos recordes registrados. Uma massa de ar quente ficou instalada na região, juntamente a grandes fluxos de umidade provenientes da Amazônia, que passam pelo Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil.
Para este período, eram esperadas altas temperaturas devido às características do verão, mas ultrapassaram a média mensal em 5ºC, o que torna esta onda de calor um evento extremo.
Desta quarta-feira até a próxima terça, 18 de fevereiro, os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí devem enfrentar altas temperaturas, que podem ultrapassar também os 40ºC.
De acordo com o alerta da Climatempo, nos próximos 7 dias é esperado “calor em torno dos 40°C em áreas do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e na região de sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.