A direção do Sintaema participa do 13º Encontro Nacional dos Urbanitários (ENU), que acontece entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG). O evento, fundamental para a organização da categoria, reúne representantes de todas as regiões do país traz o lema: Lutamos pelo povo, lutamos por nós: serviços públicos de qualidade para todos! e presta homenagem a José Eduardo de Campos Siqueira, ex-diretor do Sintaema.
Os trabalhadores urbanitários enfrentam desafios imensos, resultado das políticas de privatização impulsionadas pelo governo Michel Temer e Jair Bolsonaro. A venda da Eletrobras e a privatização das companhias estaduais e municipais de saneamento trouxeram consequências graves: demissões, precarização dos serviços, tarifas abusivas e a retirada de direitos. Tudo isso para atender ao capital financeiro, sem considerar o impacto na população, especialmente os mais vulneráveis.
Durante sua fala, o presidente do Sintaema, José Faggian, destacou como temas que a categoria precisa debater para construir os rumos da luta:
🔹 O impacto desmonte do setor produtivo do país causado pelas reformas trabalhistas de Michel Temer e Jair Bolsonaro;
🔹 O peso do rentismo, que escraviza o país ao pagamento escandaloso de juros da dívida pública, concentrando renda de forma brutal;
🔹 O avanço da extrema direita, que ameaça direitos históricos da classe trabalhadora e a democracia.
O Sintaema segue firme na luta pela soberania nacional e contra a privatização dos serviços essenciais, defendendo a categoria e o direito da população a um saneamento e energia públicos de qualidade.
✊🏽 Nenhum direito a menos! Soberania e serviços públicos para todos!