O submarino Titan, da OceanGate. Foto: Divulgação

A Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou um áudio que registra o momento exato da implosão do submarino Titan, que ocorreu em junho de 2023. A gravação tem 24 segundos e foi captada a uma distência de 1.450 km do local do acidente.

O áudio foi registrado por um gravador acústico da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) e o som corresponde à “assinatura acústica” da implosão, segundo a Guarda Costeira. Investigadores acreditam o acidente foi causado por falhas estruturais da embarcação.

O casco do submarino foi recuperado e apresentava “anomalias”, segundo investigadores. A estrutura tinha “ondulações e rugas dentro das camadas do casco”, além de buracos na fibra da carcaça da embarcação.

O acidente ocorreu em 2023, quando o submarino, operado pela empresa OceanGate, fazia uma expedição até os destroços do Titanic e desapareceu. A embarcação perdeu o contato menos de duas horas depois do início da missão.

A implosão ocorreu a quase 4 mil metros de profundidade e cinco pessoas morreram, incluindo Stockton Rush, CEO da OceanGate; o bilionário britânico Hamish Harding; e o explorador francês Paul Henri Nargeolet.

As investigações sobre o caso continuam e autoridades apuram possíveis violações de segurança cometidas pela OceanGate, que ignorou uma série de alertas de riscos no design do submarino.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025