Um avião da companhia aérea Gol se chocou com um carro que estava na pista de decolagem do Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave, que ia para Fortaleza na noite de terça-feira 11, teve de abortar a decolagem. Ninguém ficou ferido.

Segundo a companhia aérea, todos os passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança após o incidente. Aqueles que decidiram seguir viagem puderam embarcar em um voo extra.

A concessionária RioGaleão, responsável pela pista e pelo veículo, limitou-se a dizer que não houve feridos e que os passageiros do avião foram desembarcados. As operações de pousos e decolagens não foram afetadas.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado e já deu início às investigações sobre o incidente.

Incredulidade

O diálogo entre o piloto da aeronave e a torre de controle, responsável pelas operações do aeroporto, mostra que o incidente incomum surpreendeu os envolvidos. A gravação foi compartilhada nas redes sociais.

“Gol [voo número] 1674 abortou decolagem, tem um carro no meio da pista”, disse o piloto à torre.

“Confirme, 1674?!”, respondeu uma funcionária da torre de controle, incrédula.

“Na decolagem, ‘trombamos’ com um carro no meio da pista”, reforçou o piloto.

“Confirma, o carro estava dentro da pista?”, perguntou a funcionária da torre.

“No eixo da pista, no eixo da pista, colidiu”, respondeu o piloto.

“Ciente, 1674, colidiu com veículo?!”, insistiu a equipe da torre, mostrando dificuldade de acreditar no que se passava.

“Afirmativo! Solicita assistência”, garantiu o piloto. “A gente não sabe se bateu no motor, no trem de pouso, a gente não sabe qual foi o dano”, prosseguiu, momentos depois.

Em outro vídeo postado nas redes, passageiros compartilharam a mensagem da cabine de comando aos ocupantes do avião após o incidente: “Um susto na decolagem, tivemos que rejeitar a decolagem. Nós colidimos com uma viatura sobre a pista. A situação está controlada no momento”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025