![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/67abdd2e63d53957d74e832f_ataque_igreja_grande-600x338.jpg)
No último domingo, a polícia canadense foi acionada após uma denúncia de que um homem tentou esfaquear um padre durante uma missa. O incidente ocorreu na Paróquia do Espírito Santo, em Winnipeg, no Canadá, conforme confirmado pela arquidiocese local.
O suspeito, identificado como Pawel Holownia, de 50 anos, aproximou-se do altar e tentou atacar um sacerdote de 38 anos. Após a tentativa frustrada, o homem fincou a faca no altar e sentou-se em uma cadeira. Felizmente, o padre conseguiu escapar ileso. Segundo Stephen Spencer, oficial de informação pública da polícia de Winnipeg, a vítima percebeu a ameaça a tempo, seja por ter visto a faca ou por intuição, e conseguiu evitar o ataque.
Um policial da Polícia Montada Real Canadense, que estava de folga e presente no local, deteve o suspeito até a chegada de reforços. Holownia foi acusado de vários crimes, incluindo agressão com arma. O padre afirmou não conhecer o agressor.
Ver essa foto no Instagram
Spencer destacou que o suspeito foi levado sob custódia e aguarda a decisão judicial, expressando gratidão por ninguém ter se ferido durante o incidente.
O caso foi compartilhado pelo Padre Júlio Lancelotti, através de seu perfil no Instagram, com o seguinte comentário: “Intolerância e violência religiosa aumentam e causam enormes danos . Solidariedade e atenção , violência não !”
Trata-se de um alerta importante, uma vez que o religioso tem sido alvo constante de campanhas de ódio promovidas por grupos de extrema-direita, como o MBL. O crescimento do ódio contra as ideias de justiça social pode levar algum fanático a repetir os atos contra padres ou pastores progressistas.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line