![](https://ptnacamara.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-19.12.12-350x250.jpeg)
Deputada Benedita da Silva. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Parlamentares do Partido dos Trabalhadores defenderam o Governo Lula e os avanços proporcionados pela gestão petista à população brasileira nesses dois anos de mandato. Uma das principais agendas do presidente é acabar com a fome, a miséria e as desigualdades sociais. Mesmo sabendo da importância dessa pauta, deputados da extrema direita produzem fake news para disseminar inverdades sobre o tema, pensando, assim, que irão enganar o povo, denunciam os petistas.
Em discurso contra esses ataques, nesta terça-feira (11/2), a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) exigiu o fim dessa prática de discursos rasteiros dos bolsonaristas: “Parem com essas fake news! O Presidente Lula tem usado de transparência, tem atendido e beneficiado a base da pirâmide social — os pobres e miseráveis — deste país, que voltou para o Mapa da Fome, e não foi no Governo do Lula. No Governo do Lula, 26 milhões já saíram da fome e da miséria”, defendeu a parlamentar.
Denúncia
Benedita também aproveitou para denunciar a falta de propostas desses mesmos parlamentares bolsonaristas no combate à fome e à miséria no Brasil. Ela salientou que no desgoverno anterior não houve um plano de empregabilidade que diminuísse o desemprego e possibilitasse ao trabalhador e a trabalhadora a comprar sua cesta básica. “Não deram condições de sobrevivência àqueles que são mais vulneráveis neste país”, pontuou a deputada.
Pé-de-meia
![](https://ptnacamara.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-19.13.32-350x250.jpeg)
Deputado Pedro Uczai. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado federal Pedro Uczai (PT-MG), relator do projeto que originou o programa Pé-de-Meia, se juntou ao coro em defesa do benefício que contempla milhões de estudantes. Em seu discurso denunciou: “É muito estranho ver aqui a extrema direita fazer discurso e, lá na prática, nos bastidores, tentar desconstruir, destruir e deslegitimar um programa fundamental para milhões de famílias de brasileiros, quase 4 milhões de jovens”, declarou Pedro.
Pedro Uczai reforçou que um dos grandes valores do programa é o de dar oportunidade a quase 4 milhões de jovens de se manterem na escola e se distanciarem do narcotráfico e do crime organizado. “Mas a extrema direita quer deixar os jovens lá. Nós não vamos permitir”, garantiu!
Ação Popular
![](https://ptnacamara.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-19.14.18-350x250.jpeg)
Deputado Reimont. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado federal Reimont (PT-RJ) explicitou a ação popular no combate aos preços abusivos enquanto prática legítima de manifestação, uma sabedoria popular da qual os bolsonaristas debocham. “A extrema direita quer calar o povo! Negam o direito ao boicote e debocham por desconhecer essa arma direta, poderosa e eficaz, ao alcance do povo, para enfrentar o abuso do poder econômico”, defendeu.
Reimont denunciou também a ação orquestrada da extrema direita em brecar o Pé-de-meia, tirando o direito de 4 milhões de estudantes de receber o benefício. “Eles foram até se reunir hoje no TCU, mas nós também estivemos lá, defendendo o Pé-de-Meia, porque é a garantia de dizermos aos nossos estudantes brasileiros: vocês têm direito a sonhar, vocês têm direito a permanecer na escola. E volto a dizer: você que nos assiste pela TV Câmara, saiba que a extrema direita está querendo tirar o direito dos estudantes brasileiros do ensino médio. Mas nós, do campo democrático popular, estamos lutando”, concluiu o parlamentar.
TCU
![](https://ptnacamara.org.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-19.14.59-350x250.jpeg)
Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) também discursou em defesa do projeto e dos milhões de estudantes beneficiados. “Quero registrar a importância de o TCU liberar imediatamente o pagamento do programa mais vitorioso da educação pública brasileira, no sentido de fazer retenção dos nossos jovens à conclusão da etapa educacional mais importante para sua vida, que é a conclusão do ensino médio”. O parlamentar demonstrou sua indignação com a tentativa da extrema direita em criminalizar a educação brasileira e os mais pobres.
A bancada petista segue atenta e denunciando os ataques aos benefícios que garantem mais dignidade ao povo brasileiro, asseguram os petistas.
Elisa Alexandre