Câmara aprova criação de política nacional de enfrentamento ao vírus HPV

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira 11, um projeto de lei que institui a Política Nacional de Enfrentamento à Infecção pelo Papilomavírus Humano, o HPV. A proposta segue ao Senado.

De autoria de Laura Carneiro (PSD-RJ) e Weliton Prado (Solidariedade-MG), o texto detalha as ações a serem adotadas, entre iniciativas preventivas, de diagnóstico e curativas.

A vacinação será a principal ação preventiva. No diagnóstico, há exame físico, testes locais, colposcopia, citologia, biópsia, testes sorológicos e testes moleculares.

As de natureza curativa — quando a doença já está instalada — contemplam o tratamento local domiciliar e o tratamento ambulatorial.

Para os parceiros de portadores de infecção por HPV deverá ser ofertado um acompanhamento clínico, já que a doença é sexualmente transmissível.

O texto da relatora, Ana Paula Lima (PT-SC), estipula ainda as diretrizes da política nacional, como o desenvolvimento de ações, debates e articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e instituições de pesquisa, além da divulgação do fato de que a infecção por HPV, o câncer de colo de útero e o câncer de pênis podem ser prevenidos.

Segundo Weliton Prado, um dos autores do projeto e presidente da comissão especial de Combate ao Câncer no Brasil, 18 mulheres morrem por dia no País por câncer causado pelo HPV. “É o segundo que mais mata mulheres, e podemos erradicá-lo e salvar vidas.”

Laura Carneiro ressaltou que o teste molecular possibilita que as mulheres recebam um diagnóstico precoce de câncer do colo do útero e que os homens identifiquem de modo precoce o câncer do órgão reprodutor masculino. “A Casa é capaz de transformar a saúde com métodos novos e dá garantia do direito às mulheres.”

(Com informações da Agência Câmara de Notícias)

Artigo Anterior

‘Medidas unilaterais são contraproducentes’, diz Haddad sobre tarifa de Trump

Próximo Artigo

Como as tarifas de Trump podem prejudicar os EUA

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!