O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou a importância dos municípios para que o pacto federativo apresente resultados, lembrando que não existe estado rico com cidade empobrecida.
“A prefeitura é um alicerce para que a União dê certo. Esse país só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o Governo Federal e o governo municipal”, disse o presidente na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, nesta terça-feira.
“O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada. Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador, de uma cidade por questão ideológica”.
Além de frisar que os debates não serão pautados por aspectos ideológicos, o presidente reforçou que o evento é uma chance para os gestores entenderem como podem aproveitar programas e iniciativas federais, e que os 38 ministros estarão representados e acessíveis em estandes, palestras, qualificações e seminários.
Os gestores municipais terão conexão direta com ministérios e outros órgãos, como FNDE, Ibama, Iphan, Receita Federal, Serpro, SEBRAE e Correios. Bancos públicos, como CAIXA, Banco do Brasil e BNDES, farão atendimentos presenciais.
Organizado pelo Governo Federal, o evento prossegue até a quinta-feira (13/2) e reúne na capital 3.110 prefeitos e 560 vice-prefeitos, de mais de 3.200 municípios. É visto como um indicador importante do fortalecimento da democracia no país. “É uma alegria emocionante a gente poder constatar o avanço da consolidação do processo democrático brasileiro”.