O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ venceu o Prêmio Goya, considerado o Oscar da Espanha, de melhor filme iberoamericano na edição 2025 da honraria, cuja cerimônia foi realizada neste sábado na cidade de Granada.
“O fato de estarmos todos juntos numa comunidade e juntos no Goya, tem um significado realmente único. É diferente de qualquer outro prêmio, e de qualquer um que venha”, afirmou o diretor Walter Salles em entrevista à Folha de São Paulo.
O músico uruguaio Jorge Drexler recebeu o prêmio em nome de Salles, que estava nos Estados Unidos para participar de um evento ao lado do diretor mexicano Guillermo del Toro.
Ao anunciar o prêmio, o narrador da cerimônia destacou que existem vários motivos para que o filme seja visto, a começar pela “memória histórica da ditadura militar brasileira de 1971, do sequestro de um deputado”.
“Também vale por conta do boicote que a extrema-direita que costuma silenciar a história, faz”, destacou a premiação, cuja colocação repercutiu nas redes sociais.