Luís Roberto Barroso com a gravata de R$ 384, encomendada pelo STF. Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) encomendou 100 gravatas e lenços temáticos, estampados com o icônico edifício-sede da Corte, ao custo total de R$ 38.475. Os itens, que já estão em uso pelos ministros, serão utilizados como presentes em ocasiões oficiais, como visitas e recepções, segundo explicou o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, à Folha de S.Paulo. A iniciativa, batizada de “STF fashion” pelo próprio Barroso, busca retribuir gestos de cortesia durante eventos oficiais.

“Nós recebemos muitas visitas ou visitamos lugares em que as pessoas nos dão presentes. E, portanto, foi uma forma que nós encontramos, gentil, de retribuir os eventuais presentes que recebemos com uma gravata que tem o símbolo do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o presidente, destacando que os acessórios ficaram “muito bonitinhos”.

Cada um dos ministros e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, já receberam suas gravatas, enquanto a ministra Cármen Lúcia, única mulher entre os 11 integrantes do STF após a aposentadoria de Rosa Weber em setembro de 2023, ganhou um lenço. A maioria das peças, no entanto, será colocada à venda na Livraria do STF, com os valores arrecadados retornando aos cofres da União.

Arquitetura do prédio do STF estampa as gravatas encomendadas pela Corte. Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A produção dos acessórios ficou a cargo da Aragem Rio Comércio e Design de Estamparia. A Livraria do STF, que já comercializa itens como livros, canetas, cadernos e chaveiros, ainda não disponibilizou as gravatas e lenços em seu site.

Os pagamentos são realizados por meio de Guia de Recolhimento da União GRU), método instituído pelo Ministério da Fazenda para arrecadação de receitas de órgãos públicos.

O lançamento oficial dos acessórios ocorreu na quinta-feira (6), durante uma sessão plenária em que todos os ministros compareceram usando as gravatas e lenços. Barroso brincou com a situação, afirmando que o STF agora conta com um “departamento de moda”. “Faço apenas o registro, porque não passará despercebido, do novo departamento, o STF fashion”, disse, rindo.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/02/2025