Chaves e Chapolin Colorado estão entre os programas mais assistidos no Brasil. Os clássicos mexicanos de mexicano Roberto Bolonõs, conhecido como chespirito, passaram por décadas na TV aberta do Brasil. Apesar disso nem todos eles foram assistidos.

Estima-se que cerca de 80 episódios de Chaves e Chapolin estejam perdidos, e as razões para isso variam. Alguns podem ter sido gravados por cima de outros para reutilizar fitas, enquanto outros podem ter sido danificados por oxidação. Além disso, o terremoto de 1985 no México pode ter contribuído para a perda de material. Também há episódios que foram censurados, mas a Televisa,  emissora mexicana dona das fitas do programa, nunca esclareceu oficialmente os motivos dessas ausências.

Um fã peruano especializou em buscar episódios perdidos. Ele já encontrou diversas cópias, tanto parciais quanto completas, e trabalha contatando colecionadores pelo mundo para recuperar e digitalizar esse material. Seu esforço se tornou uma verdadeira missão, e muitas dessas descobertas podem ser vistas no canal do Fórum Chaves no YouTube.

Um episódio perdido do seriado Chaves, chamado “Seu Madruga Fotógrafo”, foi encontrado mais de 50 anos após sua exibição original em 1974. Até então, não havia registro da primeira versão desse episódio, que foi transmitido na Televisa. A versão mais conhecida é de 1977. A descoberta foi feita por Shambler Casper, pseudônimo de um fã peruano especializado em caçar episódios perdidos, que encontrou uma cópia rara do episódio na casa de um colecionador em Bucaramanga, na Colômbia.

O episódio era considerado uma relíquia entre os fãs. De acordo com o jornalista Antonio Purcino, administrador do fã-clube Fórum Chaves, não havia informações detalhadas sobre esse episódio até a descoberta. Pesquisas em revistas e matérias antigas indicavam a existência de um episódio de 1974, mas sem detalhes sobre sua sinopse ou participantes.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/02/2025