A epidemia de dengue no Rio de Janeiro já matou 3 trabalhadores, são 4 mil casos confirmados só em 2025. Esses números não são nenhuma surpresa, são a continuação da epidemia que existia em 2024. O prefeito tucano Eduardo Paes (PSD) e o governador bolsonarista Claudi Castro (PL), podem ser considerados responsáveis por toda a morte e sofrimento do povo.

Só na Baixada Fluminense, 265 casos de dengue. As cidades mais afetadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são Duque de Caxias (99 casos), Magé (34), Nilópolis (31), Belford Roxo (23), Nova Iguaçu (22), São João de Meriti (21) e Mesquita (15). No total, em todo o estado do Rio de Janeiro, já foram contabilizados 3.843 casos da doença somente neste ano, sendo que 245 pacientes precisaram ser internados devido à gravidade dos sintomas.

A superintendente de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde, Luciane Velasque, afirmou: “a gente já observa um aumento de casos já excedendo aquele limite que a gente chama de “limite do esperado”, né? E a gente também já observa, por exemplo, o aumento por 3 semanas consecutivas da taxa de positividade. Eu também tenho solicitações de leitos já aumentando gradativamente”.

Todos os números e todos os especialistas indicam que a epidemia vai piorar. E o que fazem os governantes da direita? Nada. Destroem ainda mais a saúde pública, não investem em infraestrutura. O Rio de Janeiro parece ainda estar no início do século XIX, com problemas com insetos e enchentes.

É preciso derrubar os governos da direita e garantir o investimento em massa nas cidades para garantir que os trabalhadores não sejam contaminados por doenças que já deveria ter sido erradicadas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/02/2025