Nesta sexta-feira (07), o Major General Murhaf Abu Qasra, ministro da Defesa do atual governo da Síria, levado ao poder através de golpe pró-imperialista, declarou que a Síria está aberta a permitir que a Rússia mantenha suas bases navais e aéreas no país, localizadas em cidades na costa do Mar Mediterrâneo.

Segundo o ministro, a posição do atual governo sírio em relação à Federação Russa melhorou desde dezembro (quando do golpe), em razão da melhora da própria atuação diplomática da Rússia em relação ao governo do HTS.

Abu Qasra também afirmou que a Síria está considerando realizar acordos de defesa com vários países e que está em negociações envolvendo a Turquia e os Estados Unidos, sobre a condição das bases militares norte-americanas no país.

Conforme noticiado na quarta-feira (05), o Departamento de Defesa dos EUA estaria elaborando plano para que as tropas do exército imperialista se retirem da Síria, em prazo que vai de 30 a 90 dias. A notícia vem após Donald Trump, presidente dos EUA, ter afirmado na semana anterior que “a Síria é sua própria bagunça. Eles têm bagunças suficientes lá. Eles não precisam de nós envolvidos em todos”.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/02/2025