Os trabalhadores na sede de Barcelona da Ubisoft, a multinacional francesa de jogos eletrônicos, anunciaram nesta quinta-feira (6) que entrarão em greve. Em meio à crise global na indústria, com demissões nas grandes empresas ao redor do mundo, esta é a primeira greve formal convocada na Espanha neste setor.

A greve, convocada formalmente pelo sindicato CGT, está marcada para o dia 13 de fevereiro, coincidindo com a greve organizada no setor na França. A origem do descontentamento dos empregados da Ubisoft Barcelona é a política da empresa de reduzir o trabalho remoto, embora, por trás disso, estejam também as demissões que a empresa já realizou em outros estúdios no exterior (cerca de 500, segundo cálculos do sindicato).

A Ubisoft é uma das maiores empresas dos jogos eletrônicos. São os criadores de sagas de como ‘Assassin’s Creed’, ‘Prince of Persia’ ou ‘Rainbow Six’. Sua presença em Barcelona remonta a 2004, e atualmente contam com 190 empregados em suas instalações na Torre Diagonal 00.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (6), o CGT lamenta a “imposição” pela companhia de uma política de trabalho remoto que reduz em 33% essa modalidade. “Uma mudança substancial após cinco anos com um sistema que contemplava 60% dos dias do mês em trabalho remoto“, afirmam. Já em novembro, o sindicato entrou com uma ação contra a empresa por essa mesma decisão.

Assim como em outras empresas desenvolvedoras de videogames, os empregados da Ubisoft anunciaram em julho passado que se sindicalizariam através da Coordenadora Sindical del Videojuego, sob a bandeira do CGT. A crise em que a indústria de desenvolvimento e edição de jogos eletrônicos se encontra atingiu nos últimos meses a Espanha com demissões e fechamentos de estúdios, como é o caso da Novarama ou Smilegate, ou a declaração de falência da Tequila Works.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/02/2025