O presidente Lula (PT) voltou a criticar Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, dizendo que o mandatário norte-americano “não foi eleito para governar o mundo”. O petista tratou do tema em entrevista dada às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, nesta quinta-feira 6.

“Um dia ele [Trump] quer ocupar o canal do Panamá, outro dia quer anexar a Groenlândia ou o Canadá. Depois, trata o povo palestino como se não fosse ninguém”, resumiu Lula. “Ele tem meu respeito para governar os Estados Unidos, mas ele não foi eleito para governar o mundo. Essa é a relação que eu espero que a gente construa”, afirmou.

Os Estados Unidos, tradicionalmente, se apresentam ao mundo como uma referência em democracia – segundo Lula -, mas o discurso de Trump não se alinha com a ideia. “De repente, elege um presidente que faz questão de, todo dia, dizer uma anomalia”, avaliou Lula.

O petista não poupou críticas à proposta de Trump de fazer com que os Estados Unidos assumam o controle da Faixa de Gaza, retirando a população de lá. Segundo Lula, a situação em Gaza pode ser classificada como “genocídio”. 

Ele defendeu um posicionamento mais “humanista” sobre o tema. “O que tem que fazer na Palestina é cuidar dela como se fosse qualquer outro povo”, afirmou. “Na verdade o que precisa fazer é criar o Estado da Palestina e dar decência àquele povo palestino que não pode ser tratado como se fosse lixo”, defendeu também o brasileiro.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/02/2025