* O núcleo petista do governo Lula saiu em defesa da permanência do vice-presidente Geraldo Alckmin (foto/reprodução internet) à frente do Ministério da Indústria e Comércio. Aliados de partidos governistas querem a pasta para o ex-presidente no Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O núcleo petista defende que Pacheco vá para a Ciência e Tecnologia, hoje sob o comando de Luciana Santos, do PCdoB e citam, entre os motivos para o ministério permanecer com Alckmin a sua sintonia com Lula e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
*O novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), resolveu reforçar seu time de comunicação e contratou dois marqueteiros publicitários Chico Mendez e Moriael Paiva para auxiliá-lo nas redes sociais. A primeira ação dos dois foi a postagem de Motta feita no X criticando a “guerra dos bonés”. Mendez já atuou com o ex-deputado Rodrigo Maia, quando presidiu a Câmara, e na campanha presidencial do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Moriael já trabalhou em centenas de campanhas políticas, entre elas as campanhas vitoriosas do PT, em 2014, que elegeu Lula pela primeira vez para a presidência da República, e do governo de Minas, que elegeu Fernando Pimentel, derrotando as candidaturas de Aécio Neves e Pimenta da Veiga, respectivamente.
*O brasileiro está tomando mais café, mesmo com os preços dos produtos mais altos nas gôndolas dos supermercados. De novembro de 2023 a outubro de 2024, o consumo de café no Brasil aumentou 1,1% em relação ao mesmo período do anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), divulgados nesta quinta-feira. O Brasil consumiu 21,9 milhões de sacas (equivalentes), versus 21,68 milhões de sacas de novembro de 2022 a outubro de 2023, com a indústria do produto torrado no país registrando um salto de mais de 60% no faturamento interno em meio a preços mais altos, segundo a Abic.