A Câmara dos Deputados vai criar uma comissão especial para discutir o projeto de lei que que altera a legislação eleitoral e prevê a implementação do voto distrital misto nas eleições proporcionais.

A proposta, do ex-senador José Serra (PSDB-SP), tramita na Câmara desde 2017. A criação da comissão foi definida nesta quarta-feira 5 em uma reunião do colégio de líderes.

“Ficou decidida a criação de uma comissão especial, com amplo debate sobre a proposta. Ela deve ser criada pelo presidente [da Câmara] nos próximos dias”, disse a jornalistas o líder do PSD na Câmara, o deputado federal Antonio Brito (PSD-BA).

Atualmente, apenas senadores e cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente) são escolhidos nominalmente pelo eleitor. Vereadores e deputados, ainda que recebam votos diretamente, dependem da votação total do partido para conquistar uma cadeira no Legislativo.

No voto distrital misto, o eleitor passaria a votar diretamente em um candidato para representar seu distrito (sistema distrital) e também em um partido de sua preferência (sistema proporcional).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/02/2025